sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A carga da Alma.

   Desde os tempos iniciais da Humanidade até hoje, o maior vício do homem é o sucesso. O homem comum vive de procurar sucesso, como se fosse um caçador disso. Além disso, busca enfiar, goela a baixo, de todos os outros homens, o seu conceito de sucesso no mundo objetivo. É para isso que estudamos é para isso que perdemos horas e horas de nossas vidas procurando conhecimentos que seriam, serão ou são inúteis para o que viemos fazer ou para o que desejamos fazer. Não que conhecimento seja inútil, pois não é. Seja ele qual for.
   Excesso de busca de conhecimento e sucesso obscurece a realização da evolução subjetiva, que é o cabo mestre da caminhada na busca do conhecimento ou do tão falado sucesso. Saber manusear o conhecimento não é questão de mais volume de conhecimento e sim de mais volume de inteligência e sabedoria. Alguns homens discordam disso porque já se veem completos e poderosos demais. Esta auto-realização na lhes valerá de nada até o dia em que tiverem diante dos seus olhos, o anjo da morte a lhes chamar, aí então verão que têm tudo mas nada tem e nada levarão. Verão que só levaram o que lhe for pertencente à alma.
   O que pertence a alma é apenas o que se agrega a ela no sucesso subjetivo e no que se faz com o que se conseguiu no sucesso objetivo. Iluminar a alma ou escurecê-la. É tudo o que pode-se fazer e toda a caraga que se pode levar enquanto se está morto. Cada carga com sua consequência.

4 comentários:

  1. por isso há de se experimentar.
    é inegável que tudo tem consequência, porém o conhecimento mais real e profundo é aquele vivido na própria pele, seja ele bom ou mau.

    ResponderExcluir
  2. As consequências do bem são lentas e a longo prazo. As do mal são imediatas e parecem ser boas, mas a longo prazo são danosas.

    ResponderExcluir
  3. Hugo, da nobreza, quando avistei esse texto no belo monte em cima da minha casa, lembrei que o sucesso está ligado ao exercício das palavras. Esse discurso de cabo mestre está muito ligado ao que cada cultura elege como conhecimento primordial. A questão é como lidar com os extremos do conhecimento, a teoria e a prática, em busca do equilíbrio eficiente, isto é, fazer o máximo valorizando o conhecimento holístico para entender o ambiente e mudá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Carga espiritual em geral é uma só...

    ResponderExcluir