quarta-feira, 20 de julho de 2011

On The Road

   Livro de Jack Kerouac, principal expoente ( e há quem diga que foi o criador) da Geração Beat estadunidense. Aqui no Brasil um dos maiores foi Chico Science...Foi lançado pela primeira vez em 1957.  Esse movimento influenciou a juventude da década de 60, fazendo o pessoal se mandar pra viajar. Essa é uma das grandes magias desse livro, no decorrer da leitura, além do leitor conseguir se envolver totalmente com o texto e o ambiente, acontece algo sobrenatural que faz com que você tenha o desejo súbito e incontrolável de querer viajar.


   Foi responsável por umas das maiores revoluções do século 20. Mostrava o lado divertido do american way of life através da viagem de Salvatore (Sal) Paradise (com o qual me identifiquei) e Dean Moriarty de costa à costa dos Estados Unidos. Dizem que o personagem principal, Sal, é o próprio Jack K. Além dele, outros personagens que aparecem no livro também são inspirados em pessoas reais, que por sinal são famosas e amigas do autor como o William Burroughs, que seria o personagem Old Bull Lee e o Allen Ginsberg, que seria o personagem Carlo Marx.

  O livro foi tão impactante que também influenciou a música pop, o rock, os hippies e até o movimento Punk.

   Considero este um dos melhores livros que já li, provávelmente por trazer uma sensação de liberdade mesmo que você esteja trancado num quarto, além disso, pra quem tem problemas com a linguagem dos livros, esse é bem simples, é como se fosse um diálogo informal sobre os acontecimentos.


   Depois de ler, pessoal, é só preparar a mochila e meter o pé na estrada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário