sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tudo para alcançar a perfeição.

Tornar-se uma verdadeira pessoa constitui a maior de todas as perfeições. Para Gracián, nem todo mundo é uma pessoa de fato. Alguém se torna uma "pessoa", não apenas um homem ou uma mulher por meio do esforço, pela perfeição moral. A verdade é que a perfeição vem de alguns pilares importantes. Dois deles são o caráter e a inteligência.



Esses são os pólos que fazem luzir os predicados. É perfeitamente perceptível (ao menos para alguns poucos olhos) que um sem o outro é apenas meia felicidade. Não basta ser inteligente; é preciso também ter o caráter apropriado, para isso é preciso considerar sua condição, posição, origem, amizades e uma capacidade singular de amar.



Em meu campo de visão, o que tenho enxergado hoje é que caráter já não é mais tão bem trabalhado quanto antes e inteligência é tranformada em traição (como disse Renato Russo). Fica difícil produzir sabedoria (Sabedoria, não apenas conhecimento...). Olhando as circunstâncias de hoje, sabemos que para fazer um sábio no presente exige-se muito mais do que se exigiu para fazer oito sábios no passado, e agora é preciso mais habilidade para lidar com um só homem do que antigamente com toda a nação.



Fato é que não se auto ajudam, até porque muitos foram atingidos por uma forte anestesia chamada alienação. Como se pode cultivar sabedoria sendo dependente do que poucos ,de ternos e gravatas, dão, se é que dão ou quando dão?!



Ninguém nasce perfeito. Deve se aperfeiçoar dia a dia, tanto no pessoal quanto no profissional até se realizar por completo, repleto de dotes e de qualidades. O muro que impede a grande maioria de entrar para o grupo dos discretos é chamado, em outras palavras, de dependência, preguiça e relaxamento com aquilo que o faz ficar sob a lama. Relaxamento, talvez uma das mais perigosas e dúbias capacidades do homem. Mas o foco é outro, relaxamos, deixamos tudo de lado e nos acostumamos a viver na sujeira. Se estávamos a procura da perfeição em todos os âmbitos então não a acharemos em lugar algum se mantivermos nossos focos nos prazeres efêmeros, como a muito tempo o sistema atual nos fazer agir. Claro, voltar vai depender da capacidade interior de cada um.

Um comentário:

  1. Pelas notícias de crise,
    Pelas dúvidas do futuro,
    Pela instabilidade de emprego,
    Pela crise económica mundial,

    Deixamos de pensar ou adiamos o nosso bem estar, o que nos é útil diariamente é esquecido.

    Por experiência devido aos pontos citados esta-se a perder o costume das revisões aos equipamentos, só somos chamados e mais frequência quando ja não há nada a fazer,
    torna-se mais caro pois em muitos casos têm que se substituir peças caríssimas.

    Verifique o estado de funcionamento dos seus aparelhos,
    poupe fazendo uma revisão anual

    Nós ajudamos-lhe a poupar
    Somos uma empresa que presta serviços de assistência técnica em ESQUENTADORES e CALDEIRAS


    Serviços:
    - Reparação de avarias
    - Revisões periódicas
    - Limpeza de aparelhos( esquentadores e caldeiras )
    - Conversão( mudança do tipo de gás )
    - Venda e Montagens
    - Teste dos níveis do monóxido de carbono


    Para toda gama de Esquentadores e Caldeiras
    Ligue e marque mediante a sua disponibilidade

    Tlm - 914568291 - 963835035
    Jorge Gourgel

    Setubal e Lisboa


    " O futuro pertence aqueles que se preparam hoje para ele "
    anónimo

    ResponderExcluir