sexta-feira, 16 de outubro de 2009

The Matrix.

Uma produção norte-americana e australiana. Um dos filmes de maior bilheteria da história do cinema. Foi também o que mais mexeu com o sentido filosófico da "Realidade". Garantiu um bom lugar na eternidade...

O tema de Matrix, gira em torno da exitência da Realidade, afirmando que tudo o que vemos faz parte de uma ilusão criada por um programa de computador.

O filme custou 63 mihões de Dólares e arrecadou 458 milhões, além disso, fez uma revolução no cinema, tanto em efeitos especiais, como a cena em que o trajeto de uma bala, em câmera lenta, foi perfeitamente representado, ou mesmo com o balé inimaginável das artes marciais, e claro, também inovou em questão de roteiro.

Matrix é dividido em 3 partes: Matrix, Reloaded e Revolutions.

Primeira parte: Thomas Anderson (Keanu Reeves), o hacker Neo, ao encontrar Morpheus (Lawrence Fishburne) tem sua vida modificada. Depois do encontro dos dois, Neo fica sabendo que o mundo em que vive é uma ilusão, a Matrix. Morpheus faz uma proposta a Neo; tomar a pílula vermelha e salvar a humanidade ou tomar a pílula azul (que não era o viagra...) e esquecer de tudo. De um jeito sutil, Neo é comparado a Cristo. Neo toma a pílula vermelha.

Segunda parte: Com o auxílio de Morpheus e Trinity (Carrie-Anne Moss) liberta boa parte dos humanos e os leva para Zion, a última cidade humana, onde homens se preparam para entrar em guerra contra as máquinas. O vilão francês Merovíngiam e Perséfone são introduzidos na história. Em troca de um beijo, Perséfone coloca Neo em contato com o Chaveiro, peça fundamental para encontrar o Arquiteto, o criador da Matrix.

Terceira parte: Encerramento da trilogia. Episódio no qual Neo terá que salvar a cidade de Zion das máquinas e libertar o povo. Terá que enfrentar pela última vez o Agente Smith (Hugo Weaving), vilão principal da trama, e suas milhares de cópias, no meio de uma chuva torrencial. Neo morre pela humanidade fazendo, novamente, uma sutil alusão a Cristo e sua morte pelos humanos. Num final pouco convencional o Oráculo (Mary Alice) diz: "Um dia ainda veremos Neo novamente" talvez, também, outra sutil alusão a Cristo e sua volta.

Curiosidades:
-Matrix é inspirado em um livro chamado "Neuromancer".

-Os custos de "Matrix Reloaded" e "Matrix Revolutions" chegaram a 350 milhões de Dólares. Deste total 100 milhões foram gastos apenas em efeitos especiais.

-As duas sequências "Reloaded" e "Revolutions" demoraram a ser concluídas porque algumas das empresas contratadas para fazer os efeitos especiais faliram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário